Validação de Campos com JavaScript

Bom, muitas pessoas tem problemas quando estão programando em ASP e precisam que o usuário completem todos os campos do formulário, isso pelo menos aconteceu comigo no começo, hoje vejo que com JavaScript podemos fazer muitas coisas que com somente o ASP seria difícil.

Segue dois exemplos para obrigarem os usuários a preencherem os campos necessários sem precisar atualizar a página e fazer a verificação na próxima tela:

Primeiro exemplo envia uma mensagem para mostrando os campos vazios:

  1. Crie uma página para testes, nesse caso “teste.asp”, depois crie um formulário, esse aqui é de exemplo.
    <form action=”teste.asp” method=”post” id=”form” name=”form”>
    <input type=”text” name=”nome” />
    <input type=”text” name=”senha” />
    <input type=”button” name=”botao” value=”Enviar” OnClick=”valida();”>
    </form>
  2. Nesse caso não coloque um botão Submit, apenas Button, em OnClick, mande para a função “valida();”.
  3. Crie a função “valida()”, lembre-se que a função deve sempre estar acima da chamada.
  4. Segue a função:
    <script>
    function valida(){
    var msg=’Os seguintes campos estão vazios: ‘;
    if (document.form.nome.value==”){
    msg=(msg+’\nNome’)
    }
    if (document.form.senha.value==”){
    msg=(msg+’\nSenha’)
    }
    if (msg!=’Os seguintes campos estão vazios: ‘){
    alert(msg);
    }else{document.form.submit();}
    }
    </script>
  5. Salve a página e rode para testar.

Segundo exemplo, que não garanto o funcionamento além do Internet Explorer, porém acho melhor, pois não irrita o usuário com esses alertas, minha dica é utilizar os alertas o mínimo possível.

  1. Crie uma página para testes, nesse caso “teste.asp”, depois crie um formulário, esse aqui é de exemplo.
    <form action=”teste.asp” method=”post” id=”form” name=”form”>
    <input type=”text” name=”nome” onKeyUp=”valida();” />
    <input type=”text” name=”senha” onKeyUp=”valida();” />
    <input type=”submit” name=”botao” disabled=”disabled” value=”Enviar”>
    </form>
  2. Nesse caso, pode deixar o botão como “Submit”, porém desabilitado.
  3. A diferença é que quem chama a função é quando a tecla é solta nos campos.
  4. A função desabilita o botão de nome “botao” dentro do formulário, apenas será habilitado quando os dois campos estiverem preenchidos.
  5. Segue a função:
    <script>
    function valida(){
    if (document.form.nome.value==”||document.form.senha.value==”){
    document.form.botao.disabled=true;
    }else{document.form.botao.disabled=false;}
    }
    </script>
  6. Sempre que a tecla for solta irá chamar a função efetuando a verificação e se for verdadeira, libera o botão para continuar.

É isso ai, vocês podem adaptar para quantos campos quiserem da forma que acharem melhor, com a mensagem que preferirem.

Um abraço a todos!

8 comentários em “Validação de Campos com JavaScript

  1. eu não consehui entender direito essa função de javascript eu estou precisando criar uma validação para uma fale conosco como esse que estou escrevendo, não entendi esse codigo, por favor me esclareca essa duvida pra eu criar uma validação em uma submit ou button o que devo fazer

  2. Cara é o seguinte, eu to criando uma página, e to com algumas dificuldades, saca só, como eu faço para armazenar um cadastro de uma pessoa que entra na minha página? e outra coisa também, eu tenho no minha página a funcionalidade “radio” e to querendo o seguinte, quando eu escolher um desses itens, e clicar no botão enviar consulta, ele abra uma outra tela da página, ou seja, a tela que eu colocar como caminho, eu ja tentei validar o “radio”, mas até agora nada, eu to usando html, javaScript, seria necessário eu usar ASP nesse sentido? e por fim, estou querendo criar uma tela de loguin na página, justamente para as pessoas que são cadastradas e outra para mim mesmo, assim eu posso fazer a manutenção na página onde eu estiver.
    Se puder me ajudar vou agradeçer.

    Abraços!

    Diego Bruno.

  3. Tá faltando um fecha aspas na função.. Ele verifica se o valor do campo é nulo..
    Segue o código correto:

    function valida(){
    if (document.form.nome.value==””||document.form.senha.value==””){
    document.form.botao.disabled=true;
    }else{document.form.botao.disabled=false;}
    }

    Abraço

  4. I need to input, like a bunch at the same time as I hadn’t the benefit of examining everything you had to declare, I couldnt rally round on the contrary elude draw your attention before long. The as if you needed an excellent grasp on the subject efbaedkgkdge

Deixe um comentário